Clareamento Dental – Dúvidas mais frequentes!
O clareamento dentário é um procedimento simples e eficaz além de ser um tratamento estético que visa deixar os dentes mais brancos, melhorando a aparência do seu sorriso.
Com o passar dos anos, com determinados hábitos e com a alimentação de rotina, seu sorriso tende a ficar mais amarelado e manchado. O branqueamento é a melhor opção nestes casos. Mas antes de tomar qualquer atitude, é importante esclarecer qualquer dúvida sobre o procedimento com o seu dentista.
Existem duas opções de clareamento dentário: de CONSULTÓRIO(LASER) ou o CASEIRO (MOLDEIRAS DE SILICONE). A seguir daremos mais informações sobre estas diferentes modalidades.
O CLAREAMENTO DE CONSULTÓRIO produz resultados rápidos, através do uso de um agente clareador de alta concentração. Este é um procedimento seguro que será feito com total supervisão do profissional de forma a evitar eventuais transtornos pelo efeito do ácido em áreas indesejadas. Geralmente, são realizadas 3 sessões com intervalo de uma semana entre elas. É indicado para pacientes que não são bem disciplinados (que não usariam o gel em casa de acordo com a indicação) e que desejam ver o resultado do clareamento o quanto antes.
O CLAREAMENTO CASEIRO é realizado com finas moldeiras de silicone as quais levarão o gel clareador com uma concentração mais baixa. Pode ser realizado durante a noite ou durante o dia, a depender do agente clareador utilizado. Inúmeros casos mostram que o procedimento caseiro para clareamento dentário pode produzir resultados satisfatórios a longo prazo. É realizado diariamente por 3 a 4 semanas, sendo que o paciente deve se consultar com o dentista semanalmente para avaliação e acompanhamento do tratamento. É indicado para pacientes comprometidos com o tratamento.
CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO DURANTE O TRATAMENTO
O uso de algumas substâncias deve ser evitado em excesso, especialmente durante o tratamento clareador. O grande destaque vai para os alimentos com forte coloração como beterraba, chocolate e algumas bebidas como café, achocolatados, refrigerantes, vinhos tintos e sucos com adição de corantes. Lembre-se que além da dieta também é necessário suspender alguns hábitos nesse período, são eles o cigarro e bebidas alcoólicas.
Para fazer o clareamento durar o máximo possível, é preciso manter uma adequada higiene oral, além de evitar cigarros e alimentos que pigmentem os dentes.