SENSIBILIDADE DENTINÁRIA, DE ONDE ELA VEM E O QUE FAZER
A sensibilidade dentária tem sua origem na exposição da dentina (parte do dente que recobre o nervo), devido à perda do esmalte ou à retração gengival. As mudanças de temperatura e certos alimentos (ácidos ou doces) podem causar hipersensibilidade. A dor geralmente desaparece depois de algum tempo.
A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa gengival, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos.
A melhor maneira de descobrir a causa da sensibilidade dentária é pedir ao dentista que examine seus dentes. O dentista vai observar sinais de exposição da dentina e realizar testes para determinar a causa real da sensibilidade. Por vezes, a sensibilidade tem sua origem em cárie dentária ou doenças gengivais. Essas duas causas podem ser tratadas. Outras vezes, a sensibilidade é provocada pelo desgaste do esmalte, seja por abrasão ou erosão, ou, ainda, pela retração gengival, que deixa exposta a raiz do dente.
Contudo, se a causa for a exposição da dentina, o tratamento para a redução da sensibilidade requer vários procedimentos tanto em consultório como em casa.
Procedimentos em consultório:
- Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
- Aplicação de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabiliar a superfície da dentina ajudar os estímulos que causam a sensibilidade;
- Aplicação de laser terapêutico;
Em casa:
- Use uma escova de cerdas muito macias;
- Escove corretamente, mas não em demasia;
- Use creme dental especialmente formulado para ajudar a sensibilidade dentária;
- Use creme dental com alta concentração de flúor (dado pelo dentista) para ajudar fortalecer a superfície do dente;
Há um grande número de tratamentos disponíveis. Seu dentista pode ajudá-lo a encontrar aqueles que funcionam melhor no seu caso. Consulte sempre o dentista. Não tente diagnosticar o problema sozinho, pois ele pode ser sinal de algo mais sério. Somente um dentista pode esclarecer a questão.
REFERÊNCIA: http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/tooth-sensitivity/article/treatment-options-for-tooth-sensitivity