Por que devemos fazer manutenção do aparelho ortodôntico mensalmente?

Se você já faz uso do aparelho e sempre pensa em cancelar as consultas de manutenção, por preguiça ou por não achar importante, vamos te mostrar como essas visitas mensais ao dentista são importantes para o sucesso do seu tratamento.

O aparelho dentário é uma estrutura que assim como os dentes, estão em constante movimento e precisando não só da manutenção em si, de forma mecânica, mas da supervisão do profissional que está constantemente verificando forças, efeitos esperados e não esperados, dentre outros fatores, como efeitos colaterais dessa movimentação. Infelizmente, as ausências nas manutenções estão ligadas, na maioria das vezes, com pacientes que colocam o aparelho por um fator mais estético ou social do que comprometido com o tratamento. É importante que os pacientes entendam que a utilização do aparelho é um tratamento sério e com consequências graves se feito de forma errada ou descontrolada. Esses pacientes não são a maioria, mas representam uma parcela significativa.

As visitas mensais ao ortodontista têm objetivos muito mais nobres do que escolher a cor da borrachinha, confira alguns deles:

• Check Up Da Higiene:

O acúmulo de restos de alimento nos dentes pode atrair bactérias que causam doenças bucais e outros problemas como cáries e mau hálito, pondo em risco todo o tratamento. Durante a manutenção mensal, o dentista pode dar dicas sobre como fazer a higiene correta do aparelho e dos dentes, e complementar a limpeza diária no consultório.

• Dúvidas quanto ao uso e adaptação do aparelho ortodôntico:

A adaptação ao aparelho ortodôntico pode demorar algum tempo, e o dentista tem importância essencial para tranquilizar o paciente e fazer os ajustes necessários para que tudo corra bem, além de indicar medicamentos para controle da dor.

Controle Do Tratamento:

Nas consultas de manutenção, o dentista verifica se todas as peças e ligas continuam nos lugares indicados, se não existe desgaste ou perda de força e se não é necessário mudar o curso do tratamento para conseguir os resultados desejados.

• Detectar Problemas Ocasionais:

Durante o tratamento podem acontecer situações esporádicas que comprometam o funcionamento do aparelho, a maioria delas ligada à alimentação. Alimentos duros podem causar rompimentos, chicletes podem grudar no aparelho e fiapos de frutas ou de outros alimentos podem parecer impossíveis de serem removidos com a escovação comum. Nesses casos, deve-se recorrer ao dentista sem demora, evitando complicações desnecessárias. O paciente nunca deve tentar remover ou afrouxar o aparelho, correndo o risco de danificá-lo de forma irreversível.

Dessa forma, se manter em dia com as consultas de manutenção mensal com o dentista é a melhor maneira de garantir a progressão do tratamento e evitar problemas que possam afetar seu sorriso.

Administrador
Escrever um Comentário

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.